EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL 1, NÍVEL 2 e NÍVEL 3





Normas EDUCAÇÃO INFANTIL

a) Agenda:

Este é um dos nossos meios de comunicação. A família deve manter os dados do aluno sempre atualizados, principalmente os telefones de contato. Todas as informações relevantes devem ser registradas na agenda pela professora e pelos pais. A mesma deve ser lida e rubricada diariamente.


b) Horário:


Turno Entrada Saída

Vespertino 13h10 17h30min

IMPORTANTE:

Entrada: Os pais ou responsáveis deverão conduzi-las até o prédio da Educação Infantil, deixando-as com o profissional da escola.

Atrasos: O aluno que chegar atrasado deverá ser encaminhado à recepção da Escola. A recepcionista entrará em contato com a Coordenação, que autorizará a entrada do aluno e o recepcionará na Educação Infantil
Saídas: Só é permitida a saída dos alunos, 10 minutos antes do horário estabelecido, 17h20 – Vespertino. A antecipação exagerada acarreta interrupção das atividades realizadas pelas crianças e professores e pode gerar constrangimentos. Caso haja necessidade da saída do aluno antes do horário previsto, a Escola deve ser avisada por meio da agenda. Dessa forma todos podem se preparar com a devida antecedência. Saídas após às 17h30min:O aluno aguardará os pais ou responsáveis no portão do prédio Principal.

c) Salas de aula: Durante o período de aula os pais ou responsáveis devem evitar sua presença no ambiente das salas ou proximidades.

d) Autorização: Os pais ou responsáveis podem autorizar outra pessoa a buscar a criança; porém, esta será liberada mediante autorização por escrito na agenda do aluno.

e) Uniforme: Deve estar identificado com o nome do aluno e turma (sugestão: caneta ACRILPEN ou bordado). A escola não se responsabilizará pelos materiais e uniformes não identificados.

f) Lancheira, material individual e itens de valor: Devem ser identificados com o nome completo do aluno e turma. A Escola não se responsabilizará por objetos de valor como jóias e brinquedos.

g) Achados e Perdidos: Os objetos encontrados estarão à disposição na Coordenação.

h) Medicamentos: A escola não ministra medicamentos. Caso o aluno esteja tomando medicamentos com orientação médica, o responsável deverá mandá-lo, com as devidas orientações por escrito na agenda. Em situação de emergência a Coordenação da Escola entrará em contato com os pais ou responsáveis.

i) Lanche: O lanche deve ser variado e nutritivo, evitando refrigerantes, salgadinhos e doces. Enviamos sugestões de cardápios para que as crianças possam criar hábitos saudáveis na sua alimentação.

j) Aniversário: Com o objetivo de valorizar a vida, o aniversário do aluno poderá ser festejado no colégio.Na última 6ª feira do mês comemoramos os aniversários dos alunos da EI.
Por tanto, fica estabelecido que:
- Não é permitido distribuir convites;

k) Adaptação: Este período é fundamental para a criança recém chegada e visa o bem estar, acolhimento e segurança do aluno. Para tanto, solicitamos a presença dos pais ou responsáveis fora das salas de aula. A Coordenação designará um ambiente para a permanência dos pais, que serão solicitados quando necessário.

l) Horário de atendimento: Os pais ou responsáveis poderão conversar com a professora em horário previamente marcado. O agendamento é feito com a Coordenação ou com a professora.

m) Acompanhamento: O acompanhamento diário das atividades escolares deve ser uma constante, ajudando-os a desenvolver a responsabilidade, a autonomia e o hábito de estudo. É importante que a tarefa de casa seja realizada pela criança.



Atividades

Na Educação Infantil, neste início do processo de aprendizagem, o mais importante é incentivar nas crianças o gosto pelas descobertas. É essencial que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ao mesmo tempo a criança é estimulada a construir relações e se socializar. Por intermédio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, desenvolvemos os conceitos básicos presentes em seu dia-a-dia.

a) Visitas culturais: Durante o ano letivo, teremos atividades extra-curriculares como teatros e passeios com finalidade pedagógica; os pais ou responsáveis serão comunicados com antecedência quanto ao roteiro, o valor que deverá ser enviado e o pedido de autorização previamente agendada.

b) Banho de piscina: Acontecerá uma ou duas vezes no trimestre, sempre que o tempo estiver favorável. Para o banho de piscina ou roupão, será necessário vir de casa com a roupa de banho e o filtro solar já passado no corpo, trazer uma toalha de banho, chinelo e saco plástico para colocar a roupa molhada. Não sendo permitido o banho de piscina, é importante que os pais ou responsáveis nos enviem um bilhete comunicando.

c) Brinquedos,  DVD: A criança poderá trazê-los às sextas-feiras ou quando a professora solicitar. Devem ser evitados brinquedos sofisticados e caros, pois o Colégio não se responsabilizará por qualquer dano sofrido a eles. Não serão permitidos bicicletas, triciclos, patins ou skate. Esses somente em ocasião especial, previamente agendada.

d) Material de sucata e outros: Durante o ano letivo, a professora poderá fazer a solicitação de um determinado material alternativo (sucata), sendo requerido por escrito.

e) Informática: Com o intuito de iniciar a criança em um mundo virtual cada vez mais presente em todas as fases da vida, nossas aulas são bastante lúdicas com muitos jogos educativos, além de mostrar à criança que o computador é uma ferramenta capaz de fazer muitas coisas, auxiliando no dia-a-dia de muitas pessoas.

f) Música: Seu objetivo é fazer com que a criança desenvolva gosto pela música, a sensibilidade e a percepção auditiva. Experiências realizadas na Alemanha comprovaram que o fazer musical desenvolve o raciocínio lógico da criança, além de incentivar a criatividade e a improvisação e desenvolver as capacidades socioafetivas, motoras e cognitivas.

g) Educação Física: Distiguir os segmentos corporais e suas características, desenvolver as capacidades físico-motoras, percepto-cognitivas e socioafetivas, possibilitar um programa educativo de atividades motoras, buscando o equilíbrio entre as necessidades individuais e coletivas. Explora as possibilidades de movimento de seu corpo em sua totalidade. Através de atividades organizadas, respeitar os limites do seu próprio corpo e do espaço do outro.

h) Inglês: Proporcionar à criança a aquisição de um vocabulário básico, articulado às estruturas essenciais da língua inglesa, a partir de palavras relacionadas a sua realidade imediata.

Login Usuário

No Mês passado Setembro 2014 No Mês próximo
D 2a 3a 4a 5a 6a S
week 36 1 2 3 4 5 6
week 37 7 8 9 10 11 12 13
week 38 14 15 16 17 18 19 20
week 39 21 22 23 24 25 26 27
week 40 28 29 30


Colégio Santa Teresinha - Taquara/RS
Rua Júlio de Castilhos, 2150 - Centro - CEP 95600.000
Fone: (51) 3542.1328 - (51) 3542.1387 - santa@santateresinha.com.b